Mutirão do TRE-CE deverá atender 30 mil eleitores

Mutirão do TRE-CE deverá atender 30 mil eleitores

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) deverá atender cerca de 30 mil eleitores no mutirão no Ginásio Paulo Sarasate. Desde o dia 30 de abril, os servidores da Justiça Eleitoral trabalham em regime de plantão, em Fortaleza, para atender os eleitores que deixaram para regularizar o título no prazo final do alistamento eleitoral, que termina nesta quarta-feira (9), conforme calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nesses dez dias de mutirão no Ginásio Paulo Sarasate, cerca de 60% das solicitações têm sido dos eleitores que vão tirar o título pela primeira vez. A seguir aparecem os pedidos de revisão eleitoral (20%) e transferência (19%). Os casos de segunda via do título representam menos de 1%, já que o prazo para esta solicitação termina só no dia 27 de setembro. Nesta terça-feira (8), foram atendidos no Ginásio Paulo Sarasate 5.043 eleitores.

Nesta quarta, o TRE-CE espera atender, em Fortaleza, mais de sete mil eleitores. Às 18h os portões do Ginásio Paulo Sarasate serão fechados. Quem estiver na fila, entrará no ginásio e será atendido normalmente pelos servidores da Justiça Eleitoral.

Estrutura do TRE

Foram montados no ginásio 65 microcomputadores – 50 para atendimento normal e 15 para preferencial, com capacidade de atendimento de oito mil eleitores por dia. Um contingente de 350 pessoas, entre juízes, servidores da Justiça Eleitoral, terceirizados e de segurança (policiais militares e guardas municipais) foi mobilizado para atender os eleitores.

Os eleitores que querem tirar o título pela primeira vez, transferir o local de votação ou resolver alguma pendência com a Justiça Eleitoral devem levar um documento oficial com foto e um comprovante de residência (originais e cópias). Os homens com 18 anos completos, que vão tirar o título pela primeira vez, devem levar ainda o documento de alistamento militar.

Caucaia

Em Caucaia, os eleitores estão sendo atendidos em um espaço mais amplo, o Grêmio de Recreio e Estudos de Caucaia, na rua José Rocha s/n, no Centro. Nesta terça, os servidores da Justiça Eleitoral atenderam quase mil eleitores no município. Desde o dia 30 de abril, quando foi montado o esquema especial do TRE, já foram atendidos quatro mil eleitores.

Assim como no Ginásio Paulo Sarasate, na capital, o atendimento em Caucaia e em todos os cartórios eleitorais do interior do Estado, neste último dia, irá até as 18 horas.

Acessibilidade

O TRE-CE lembra ainda aos eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida que o prazo para informar a sua situação à Justiça Eleitoral também termina nesta quarta, 9 de maio. Os eleitores devem preencher um formulário, disponível no site www.tre-ce.gov.br, para que o TRE tome providências no sentido de melhorar o acesso nos locais de votação já nas eleições deste ano.

Quem não informar a sua situação até esta quarta terá mais uma oportunidade, no dia da eleição (7 de outubro), a fim de que o TRE possa melhorar o acesso dos eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida nas eleições de 2014.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social TRE-CE