Justiça Eleitoral faz mais de 780 mil atendimentos na véspera do fim do prazo para tirar o título

Justiça Eleitoral faz mais de 780 mil atendimentos na véspera do fim do prazo para tirar o título

Termina nesta quarta-feira (9) o prazo para que os eleitores brasileiros regularizem sua situação perante a Justiça Eleitoral para votar no pleito de outubro. Somente nesta terça-feira (8), véspera do término do prazo, os cartórios eleitorais registraram mais de 780 mil atendimentos para alistamento eleitoral, transferência de domicílio eleitoral ou para seção especial de votação, atualização de dados cadastrais, emissão de segunda via do título e quitação de multas. Até as 12h48 desta quarta-feira, foram realizados mais de 420 mil atendimentos.

Segundo dados da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal Superior Eleitoral, nesta terça-feira foram registrados 676.245 requerimentos de alistamento eleitoral e transferências de domicílio ou para seções especiais e 111.508 atendimentos para quitação de multas eleitorais. Somente no Estado de São Paulo foram 105.856 atendimentos e, em Minas Gerais, 62.898.

Nesta quarta-feira, até as 12h48, foram realizadas 295.370 transferências e novas inscrições eleitorais e mais 58.406 atendimentos para quitação de multas eleitorais.

O movimento registrado pela Justiça Eleitoral desde esta segunda-feira (7), quando foram realizados mais de 500 mil atendimentos, confirma a tendência verificada em anos anteriores, segundo a qual há extrema concentração de atendimentos nos cartórios eleitorais nos últimos dias do prazo de alistamento.

Documentação

O interessado em tirar o título pela primeira vez deve procurar o cartório eleitoral responsável por sua região, levando carteira de identidade, certificado de quitação com o serviço militar (no caso de homem maior de 18 anos) e comprovante de residência. É importante lembrar que a carteira de habilitação e o passaporte não serão aceitos para o fim de identificação de quem procurar a Justiça Eleitoral para tirar o título de eleitor. Para transferência, basta levar o documento de identidade com foto e o comprovante do novo endereço.

LC/LF

Leia mais:

08/05/2012 - Perto do fim do prazo para tirar o título, Justiça Eleitoral registra 500 mil atendimentos