TRE-GO testa urnas para votação pela biometria

TRE-GO testa urnas para votação pela biometria

Simular o ambiente de votação com as urnas a partir da biometria. Esta é a finalidade dos trabalhos da equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TRE-GO, durante toda esta semana, em cinco órgãos. Por meio de  urnas-testes, o funcionário público e eleitor de Goiânia que já fez sua revisão do título eleitoral e que trabalha em alguns órgãos poderão participar da votação simulada através da sua digital.

O objetivo desse trabalho é testar o procedimento de identificação da biometria, a votação, a própria identificação biométrica do eleitor e, por fim, a memória de resultados. A partir dos resultados, se houver necessidade, serão realizados os ajustes técnicos, mas todos os procedimentos citados fazem parte da rotina do treinamento recomendado.

A biometria é um método seguro de reconhecimento de medidas biológicas e vem sendo usada para identificar o eleitor brasileiro. O objetivo é garantir um sistema de votação verdadeiramente democrático. Várias tecnologias têm sido desenvolvidas pela Justiça Eleitoral brasileira, merecendo destaque o desenvolvimento das urnas com leitor biométrico, que possibilitam ao eleitor registrar seu voto após a identificação biométrica, isto é, depois do reconhecimento das impressões digitais do cidadão previamente cadastradas.

Esse procedimento começou a ser testado hoje com os servidores do próprio TRE, e será realizado no horário de votação do dia das eleições, isto é, das 8h às 17h. O calendário já definido com os demais órgãos é:

■Dia 10, terça-feira | Ministério Público Estadual
■Dia 11, quarta-feira | Palácio Pedro Ludovico Teixeira
■Dia 12, quinta-feira | Tribunal de Justiça de Goiás
■Dia 13, sexta-feira | Celg

Os nomes dos candidatos são fictícios tanto para prefeitos quanto para vereadores, pois o que conta é o funcionamento da urna. Em cada local haverá três urnas, consideradas suficientes pela STI para obter o resultado desejado.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRE-GO