Central do Eleitor bate recorde de relatos recebidos pelo quarto mês consecutivo

Central do Eleitor bate recorde de relatos recebidos pelo quarto mês consecutivo

Pelo quarto mês consecutivo, a Central do Eleitor bate recorde de relatos recebidos e respondidos. Entende-se por relato todo e qualquer questionamento, pedido de informação, dúvida, sugestão, reclamação ou elogio.

Somente no mês de maio, 1.458 demandas tiveram atendimento e tratamento personalizado. Comparando com os demais meses deste ano, percebe-se o aumento gradativo da quantidade de relatos. Em janeiro foram recebidos 583, em fevereiro, 798, em março, 1.259, e, em abril, 1.261.

Esses números somados aos do mês de maio totalizam até o momento 5.359 relatos em 2012. Em 2011, o mesmo período registrou 3.368. Dessa forma, houve um crescimento de aproximadamente 37% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os canais mais utilizados para o envio de relatos foram o formulário eletrônico na internet (51,83%), telefone (42,17%), e-mail (4,30%), pessoalmente (0,90%) e carta (0,80%).

Segundo Marise Mesquita, titular da Central do Eleitor, “o número de pessoas que procuram nossa unidade tem aumentado gradativamente em virtude da proximidade das eleições. Estamos a apenas cinco meses do primeiro turno das eleições municipais e cada vez mais o eleitor se interessa por todas as questões que envolvem o pleito”.

Os temas mais abordados de janeiro a maio foram pedidos de informação sobre certidões de quitação eleitoral e crimes eleitorais, título eleitoral, justificativa eleitoral, local de votação e justificativa eleitoral no exterior que, juntos, correspondem a mais de 60% das demandas.

Alguns assuntos específicos, como informações sobre registro de candidatos, começam a despontar como os mais relatados. Este aparece como o sexto assunto mais questionado.

O maior número de demandas é do Distrito Federal (27,40%), seguido de São Paulo (23,06%), Rio de Janeiro (11,77%) e Minas Gerais (5,18%).

“É fundamental a participação da população durante todo o processo eleitoral, pois fortalece a democracia no nosso país e, nesse sentido, a Central do Eleitor vem aperfeiçoando seu processo de trabalho para atender com qualidade e rapidez a todas as demandas”, relata Marise Mesquita.

Certificação

No mês de abril, a Central do Eleitor passou por uma auditoria de certificação na Norma ISO 9001:2008 pelo Instituto Falcão Bauer da Qualidade. O resultado da auditoria foi a Certificação do Processo de Atendimento ao Eleitor no TSE.

Segundo Marlon Sun, Representante de Direção da unidade no Sistema de Gestão da Qualidade do TSE, “a certificação é resultado do envolvimento de toda equipe da Central do Eleitor e do Escritório de Gestão da Qualidade que foi nosso parceiro durante todo o processo. Quem ganha com isso é nosso cliente, o eleitor, que tem à sua disposição um canal de comunicação que adota padrões internacionais de qualidade no atendimento”.

A Central do Eleitor funciona das 8h às 19h. Para enviar um questionamento, basta acessar o link da Central do Eleitor no site do TSE ou pelo telefone (61) 3030-8700.