Brasil Eleitor destaca acordo para recuperar gastos com pleitos suplementares

Brasil Eleitor destaca acordo para recuperar gastos com pleitos suplementares

Você sabia que nos últimos quatro anos foram gastos 6 milhões de reais para realizar 176 eleições suplementares? No programa Brasil Eleitor que vai ao ar neste final de semana é possível conhecer um pouco mais sobre a parceria entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Advocacia Geral da União (AGU), que objetiva facilitar a recuperação desses recursos gastos pelo Estado com a realização de novas eleições.

As eleições suplementares ocorrem em virtude da cassação de dezenas dos diplomas de prefeitos e vice-prefeitos que cometeram irregularidades durante o processo eleitoral em seus municípios. O acordo celebrado entre o TSE e AGU prevê que esse cenário mude com a possibilidade de os maus políticos terem que arcar com os custos de uma eleição.

O programa estreia neste sábado, às 8h, pela TV Cultura, sendo também transmitido neste domingo (29), às 20h30, na TV Justiça, e em mais 25 emissoras de televisão de todo o Brasil.

Prefeitos

Por falar em prefeitos, o Brasil Eleitor pergunta nesta edição: você sabe quais são as atribuições de um prefeito? E qual a maior deficiência do município onde mora? O programa busca responder a essas questões e destaca a importância de o cidadão conhecer quais as competências do chefe do Executivo em sua cidade e ter uma consciência política. Na reportagem, Otaciano Nogueira, cientista político, fala sobre o assunto.

Pesquisas eleitorais

No programa é possível conferir também como são realizadas as pesquisas eleitorais e o que é ou não permitido na sondagem junto ao eleitor. O advogado Ivo Borchadt, que trabalha nesta área há dez anos, destacou quais são os pontos necessários a serem observados para se ter uma pesquisa eleitoral de qualidade. Já o juiz eleitoral Antonio Augusto Baggio falou sobre as exigências da Justiça Eleitoral.

Concurso do TSE

Para os concurseiros de plantão, o Brasil Eleitor conversou com servidores efetivos do TSE para mostrar um pouco da rotina do trabalho realizado na Corte àqueles que disputarão uma vaga no concurso, a ser realizado dia 12 de fevereiro. O professor Wilson Granjeiro, que atua na área de concursos públicos há muitos anos, deu dicas de como os candidatos devem se preparar para as provas.

O Brasil Eleitor é produzido sob supervisão da equipe de jornalismo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os vídeos também podem ser assistidos na Agência de Notícias da Justiça Eleitoral e no canal oficial do TSE no YouTube, no endereço http://www.youtube.com/justicaeleitoral.

VM/LC