TRE-BA define juízes para as Eleições 2012

TRE-BA define juízes para as Eleições 2012

Em quatro portarias publicadas neste mês de dezembro, foram designadas, por competências, as zonas e os magistrados que trabalharão em frentes como o combate à propaganda irregular

Prestes a encerrar o ano, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) já tem definido, para as Eleições 2012, os juízes eleitorais e as respectivas atribuições que eles exercerão durante o pleito em Salvador e no interior do Estado. Elencadas em quatro portarias (662, 663, 664 e 665) expedidas pela Presidência do TRE-BA em 6 de dezembro, as competências estão separadas por zonas eleitorais, segmentando quais magistrados ficarão responsáveis por tarefas como o registro de candidatos, o exame das prestações de contas e a fiscalização da propaganda eleitoral. As portarias foram publicadas no Diário da Justiça Eletrônico de 13 de dezembro.

A designação segue determinação da Resolução nº 23.341/2011 do Tribunal Superior Eleitoral, que estabeleceu o Calendário Eleitoral para 2012, dando o prazo de 19 de dezembro para a designação dos magistrados.

Propaganda eleitoral

Conforme o artigo 1º da Portaria 663, em Salvador, caberá ao juiz da 19ª Zona Eleitoral providenciar a apreensão e a remoção imediata de propaganda eleitoral irregular veiculada por meio de peças como placas, faixas e cavaletes. A ele será dado o poder de polícia sobre a propaganda eleitoral, podendo, se necessário, requisitar força junto às polícias Militar e Federal.

Magistrados de outras nove zonas (ver Portaria 662) foram incumbidos de cuidar das representações e reclamações relativas à propaganda e à localização de comícios. A 4ª Zona Eleitoral ficará responsável pela distribuição dos horários reservados à propaganda eleitoral, a ser feita por meio de sorteio e de elaboração do plano de mídia.

Veja a lista completa de juízes e atribuições nas portarias 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social TRE-BA