Produção dos diplomas entregues aos eleitos é tema do programa Brasil Eleitor

Produção dos diplomas entregues aos eleitos é tema do programa Brasil Eleitor

A última edição de 2010 do programa Brasil Eleitor mostra como são confeccionados os diplomas concedidos aos presidentes e vice-presidentes da República eleitos no país. Neste ano, os documentos que são produzidos na Casa da Moeda, no Rio de Janeiro, foram entregues a Dilma Rousseff e Michel Temer, atestando a vitória deles nas urnas. O programa vai ao ar neste domingo (26), às 21h30, pela TV Justiça.

O Brasil Eleitor também fala sobre o cadastramento biométrico no interior do Rio Grande do Norte. Com esse procedimento, eleitores das cidades de Macaíba, Ielmo Marinho e Bom Jesus estarão aptos a votar depois de serem identificados pela leitura de suas impressões digitais. A tecnologia, que busca conferir ainda mais segurança à votação, foi utilizada, em 2010, em 60 municípios de 23 estados.

O programa mostra ainda um projeto desenvolvido na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, que é exemplo de cidadania e mobilização da comunidade. No quadro “Eu, Eleitor”, um intérprete de Papai Noel revela as opiniões que tem sobre eleições e cidadania. E na crônica de fim de ano, o programa aborda as semelhanças entre o Natal e as eleições.

Produzido sob supervisão da equipe de jornalismo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Brasil Eleitor é veiculado por 44 emissoras de televisão de todo o país. Os vídeos do programa ainda podem ser assistidos na Agência de Notícias da Justiça Eleitoral e no canal oficial do TSE no YouTube: www.youtube.com/justicaeleitoral.

LC