Eleições definirão novo prefeito de São Francisco de Assis do Piauí neste domingo

Eleições definirão novo prefeito de São Francisco de Assis do Piauí neste domingo

Neste domingo (26), os eleitores de São Francisco de Assis do Piauí (PI) voltarão às urnas para escolher os novos prefeito e vice-prefeito da cidade. A votação no município piauiense encerra a agenda de 2010 de eleições suplementares autorizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Durante todo o ano foram realizados 49 pleitos suplementares determinados devido à anulação das eleições de 2008 em diversas localidades do país. 

No caso de São Francisco de Assis do Piauí, as eleições suplementares foram marcadas após a cassação, pelo Tribunal Regional do Piauí (TRE-PI), do mandato de Heitor Gomes Ferreira, acusado de compra de votos e abuso do poder econômico. Por ter obtido mais de 50% dos votos válidos nas eleições de 2008, o segundo colocado no pleito não pôde assumir o cargo, sendo necessária a realização das eleições suplementares.

Dois candidatos disputam as vagas de prefeito e vice no município piauiense. Eliesio Elisio dos Reis e seu vice Josimar João de Oliveira concorrem pela coligação “A Voz e Força que Vem do Povo” (PTB/PP/PDT/PRTB/DEM/PT). O candidato da coligação “A Mudança Começou e não Pode Parar” (PMDB/PPS) é Laerson Lourival de Andrade Alencar, que tem como vice Fabiana Ferreira de Carvalho e Silva.

A cidade de São Francisco de Assis do Piauí, que dista 499 quilômetros ao sul de Teresina, tem hoje 3.935 eleitores.

Careiro da Várzea

Os eleitores de Careiro da Várzea (AM), que também voltariam às urnas neste domingo, ainda terão de esperar uma definição sobre a nova data de realização das eleições suplementares na cidade. O pleito foi suspenso no dia 13 de dezembro por decisão do ministro Aldir Passarinho Junior.

A decisão do ministro acolheu um mandado de segurança impetrado por Ramiro Gonçalves de Araújo, segundo colocado nas eleições de 2008 e autor da ação judicial que culminou na cassação dos primeiros colocados, Raimundo Nonato Silva e Maria da Conceição Costa, prefeito e vice-prefeita, acusados de compra de votos.
Ao determinar a cassação, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) convocou as eleições suplementares. Mas, conforme Ramiro Gonçalves de Araújo, os votos dados ao prefeito cassado não alcançaram mais da metade do eleitorado e, por isso, o cargo deverá ser assumido pelo segundo colocado.

Balanço

O pleito municipal de 2008 elegeu os prefeitos e vice-prefeitos de 5.563 cidades brasileiras, tendo sido determinadas eleições suplementares em 141 municípios. Logo após o término do pleito de 2008, foram realizadas novas votações em Ananás (TO) e em Malhador (SE).

Em 2009, foram marcadas eleições suplementares em 80 municípios. Três deles – Lajedo do Tabocal (BA), Sena Madureira (AC) e Passo de Torres (SC) –, no entanto, tiveram de suspender as votações. Até o momento, apenas os eleitores da cidade baiana definiram seus prefeito e vice, em pleito realizado em fevereiro de 2010.

Neste ano, das 53 eleições suplementares agendadas, cinco foram suspensas: em Itapororoca e Marcação, na Paraíba; em Saubara, na Bahia; em Nossa Senhora de Nazaré, no Piauí; e em Careiro da Várzea, no Amazonas. Ainda não estão definidas as novas datas de votação em nenhuma dessas localidades.

2011

Já estão marcadas eleições suplementares em 2011 em sete cidades brasileiras. Confira no quadro abaixo: 

30/01/2011

Morro Cabeça no Tempo (PI)

30/01/2011

Campo Maior (PI)

06/02/2011

Conceição do Mato Dentro (MG)

06/02/2011

Dourados (MS)

06/02/2011

Valença (RJ)

06/02/2011

Mangaratiba (RJ)

06/02/2011

Campos dos Goytacazes (RJ)


Acesse o calendário de eleições suplementares, disponível no site do TSE:
2010    2009      2008    

LC/GA