Desembargadora Zelite Carneiro é eleita presidente do TRE-RO

Em sessão solene realizada na tarde dessa terça-feira (15), a desembargadora Zelite Andrade Carneiro foi aclamada e empossada como nova presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) para o biênio 2010/2011. Na mesma solenidade, assumiu como vice-presidente o desembargador Rowilson Teixeira (que abdicou do direito de concorrer a presidente). Ele também ocupará o cargo de corregedor regional eleitoral.

A solenidade aconteceu no plenário do TRE-RO. Foi presidida pelo desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes e prestigiada por autoridades do Judiciário, Legislativo e Executivo, representantes de vários órgãos, familiares, servidores e imprensa. Os novos membros da Justiça Eleitoral rondoniense assumem a presidência e vice-presidência em substituição, respectivamente, ao desembargador Cássio Guedes e desembargadora Ivanira Feitosa Borges.

O ponto alto do discurso da desembargadora Zelite Carneiro foi a sua expectativa durante sua gestão que se inicia em janeiro próximo. "Nosso desejo é que a consciência dos nossos candidatos à missão política esteja diretamente afinada com o objetivo maior do exercício da cidadania", ressaltou.

Confira abaixo a íntegra do discurso da nova presidente do TRE rondoniense.

Discurso de posse da Excelentíssima Desembargadora Zelite

Andrade Carneiro --- 15 de dezembro de 2009

Saudação.

No dia 31 de dezembro de 2009, estarei concluindo o mandato perante a Presidência do Poder Judiciário de Rondônia, e, no dia 1º, inicia-se, aqui, nesta casa, nossa gestão na Justiça Eleitoral.

Estou chegando ao Poder Judiciário Eleitoral com renovadas esperanças, para presidir as eleições gerais em nosso Estado e testemunhar a renovação dos votos, que, ante a lei e os homens, se faz pertinente à vida política desta unidade da federação.

Há alguns anos estive aqui na condição de vice-presidente e corregedora-geral.

No estado de direito como o nosso, colocamo-nos, inteiramente, sob o império da ordem jurídica, cujo objetivo é dar garantia e proteção aos indivíduos, contra eventuais excessos dos Poderes Públicos, além de garantir a composição dos conflitos de ordem patrimonial.

Ainda não somos povo inteiramente livre, porque, apesar de registrarmos um desenvolvimento em ascensão, vivemos uma desigualdade social que está entre as maiores do mundo.

Estamos crescendo. Temos uma imprensa livre e torcemos para que a informação também chegue às classes menos favorecidas, a fim de que nossos eleitores exerçam com liberdade o direito ao voto.

Minha ansiedade por um processo eleitoral livre de mazelas é enorme. E tenho a mais absoluta certeza de que esse é o pensamento e a vontade da Corte de Justiça Eleitoral e de todos os brasileiros.

Afinal, "O voto não tem preço, tem consequência". A frase não é minha, mas do MCCE - Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral. Achei pertinente. Sei que contarei com os órgãos de segurança de nosso Estado e também os de segurança federais, para que tudo ocorra da forma mais legítima e transparente possível.

No estado de Rondônia, temos mais de um milhão e meio de habitantes, com mais de um milhão de eleitores e mais de 3.500 seções eleitorais. Em todas, a Justiça Eleitoral está presente com os organismos de segurança.

Nosso desejo é que a consciência dos nossos candidatos à missão política esteja diretamente afinada com o objetivo maior do exercício da cidadania. Representar o povo não é representar a si, mas representar o pensamento do coletivo, daquilo que se amoldará a todos indistintamente: razão, sensibilidade, transcendência de espírito.

Sabemos que a missão será árdua, entretanto jamais estaremos sozinhos. A começar pelo em. vice-presidente, desembargador Rowilson Teixeira, magistrado que tem demonstrado, na Corte de Justiça Estadual, seu integral envolvimento com as coisas da Justiça. Estaremos ladeados, também, pelos eminentes pares que constituem esta Corte de Justiça Eleitoral e pela assessoria institucional deste Tribunal, constituída de servidores inteiramente envolvidos com a missão de bem servir.

Somos um todo que se fará forte, diante do cumprimento da missão que nos foi outorgada, para a realização das tarefas pertinentes e o engrandecimento do Poder Judiciário Eleitoral.

Aos integrantes deste egrégio Tribunal, minha imensa satisfação pelo futuro convívio que, desde já, sei amistoso e saudável, o que, por certo, será a constante de nossas vidas no âmbito institucional. Todos temos um propósito único: servir. Servir bem.

Aos meus filhos amados, que hoje aqui me festejam, Áquila e Argos, a esperança de que possam sempre me visitar aqui na nossa maravilhosa Porto Velho, lugar que resisto em deixar.

Registro agradecimentos aos nossos eminentes pares da Corte de Justiça Estadual, que são os responsáveis pela minha indicação e a do em. Des. Rowilson Teixeira para os cargos que ora assumimos.

Enfim, a todas as autoridades constituídas e pela presença de todos que testemunham este ato de posse, emprestando-lhe solenidade e prestígio, muito obrigada.

BALANÇO DA GESTÃO 2008/2009

O desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes se despediu ressaltando que para presidir o Tribunal Eleitoral contou com a essencial colaboração da desembargadora Ivanira Borges. Lembrou do seu discurso de posse, quando conclamou todos os poderes e organizações para somarem forças em busca de uma mudança radical, um compromisso com a ética e honestidade na política.

"Parece que conseguimos alguma coisa. Temos um Poder Legislativo mais sereno. Um Poder Executivo firme, trabalhador", concluiu.

O desembargador destacou o trabalho realizado pela equipe de servidores que atua no TRE-RO, agradeceu aos parceiros da Justiça Eleitoral, em especial àqueles que possibilitaram executar o Programa Eleitor do Futuro, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Rondônia. Atenciosamente.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social TRE-RO