Canoas (RS) atinge 20% de recadastramento do eleitorado

Com os 893 comparecimentos registrados nesta segunda-feira (21), a Central de Atendimento Biométrico (CAB) em Canoas, Rio Grande do Sul, atingiu a marca de 20% do eleitorado. Desde o início do processo, no dia 3 de novembro, foram realizadas 48.014 operações de recadastramento. Segundo dados de hoje, Canoas possui um total de 241.523 eleitores. Ainda faltam, portanto, 193.509 para serem atendidos em 76 dias, o que gera uma média necessária de cerca de 2.500 por dia.

O recadastramento biométrico é obrigatório para os eleitores da cidade. Quem não o fizer terá seu título cancelado e sofrerá todas as restrições cabíveis a quem não possui inscrição eleitoral regular. Além de não poder votar nas próximas eleições, não poderá, por exemplo, tirar passaporte, efetuar matrícula em instituições públicas de ensino, tomar posse em cargos públicos e renovar o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Para o atendimento, os eleitores devem comparecer à CAB-Canoas portando documento de identidade - exceto passaporte - e comprovante de residência. A Carteira Nacional de Habilitação não será aceita para a confecção do
primeiro título, caso em que os cidadãos do sexo masculino com 18 anos ou mais deverão apresentar, também, certificado de alistamento militar ou de reservista.

Nesta etapa do processo de implantação, no país, da identificação biométrica do eleitor, Canoas é o único município gaúcho contemplado. Os demais terão o recadastramento definido em períodos a serem divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral após as Eleições Gerais de 2010.

Fonte: Assessoria de Comunicação do TRE-RS