TSE nega diplomação de candidata com registro indeferido em Barroso (MG)

TSE nega diplomação de candidata com registro indeferido em Barroso (MG)

O ministro Henrique Neves (foto), presidente em exercício do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou liminar a João Epifânio Pinto, candidato a vice-prefeito do município de Barroso (MG), que pretendia conseguir a diplomação da chapa formada por ele e Eika Oka de Melo (PP) no cargo de prefeita.

Eika Oka  teve suas contas referentes ao exercício de 2001 rejeitadas pelo Tribunal de Contas mineiro. Com base nisso, o juízo de primeiro grau indeferiu sua candidatura, decisão mantida pelo Tribunal Regional.

Ao julgar recurso, o TSE pediu para que o Tribunal Regional se manifestasse novamente quanto a sanabilidade das contas da candidata. A decisão foi mantida mais uma vez.

No novo pedido, João Epifânio Pinto argumenta que a rejeição das contas por não aplicação mínima de recursos na saúde, de acordo com a exigência constitucional, não pode ser considerada como vício insanável, incidindo na inelegibilidade da candidata.

O ministro Henrique Neves considerou, na decisão, que o TSE, ao analisar situações semelhantes, tem concluído que a aplicação abaixo do percentual mínimo da educação não configura, em geral, vício de natureza insanável.

No entanto, salienta que a diplomação somente pode ocorrer se for deferido o registro de candidatura, o que não ocorreu nem em primeira, nem em segunda instância e, por esta razão, seus votos foram considerados nulos. 

Processo relacionado:
AC 3176

Leia mais:

03/12/2008 - TRE mineiro deve decidir sobre registro de candidata à prefeitura de Barroso

17/10/2008 - Ministro determina que TRE-MG avalie se contas de candidata a prefeita de Barroso podem ser sanáveis

BB/BA