TRE-MT deverá julgar 528 processos sobre perda de mandato por infidelidade partidária

TRE-MT deverá julgar 528 processos sobre perda de mandato por infidelidade partidária

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso deverá julgar no próximo ano, 528 processos referentes à perda de mandato eletivo por infidelidade partidária. Nessa sexta-feira (28) encerrou o prazo para o Ministério Público Eleitoral (MPE) e suplentes ingressarem com os requerimentos. Os critérios foram estabelecidos pela Resolução 22.610 do Tribunal Superior Eleitoral que definiu que o mandato pertence ao partido e não ao candidato e disciplina o trâmite processual. Na quinta-feira passada (27), mais cinco suplentes entraram com requerimento no TRE.

Dos 528 processos existentes sobre a troca de partido, somente o MPE é autor de 357 ações, seguido pelo PPS com 87 requerimentos. Nesta quarta-feira (26) a procuradoria regional eleitoral havia protocolado no Tribunal 349 ações e na quinta-feira (27) mais sete cargos foram requeridos, segundo informou sua assessoria.

Devido ao quantitativo elevado das petições interpostas pelo MPE, o setor de protocolo do TRE ainda está digitando as informações no sistema interno conhecido como SADP, que registra toda a tramitação dos processos. Até as 18h do dia 28 de dezembro mais de 70 já haviam sido registrados. À medida em as informações contidas nas petições são repassadas para o sistema o documento é encaminhado diretamente à Secretaria Judiciária para autuação. Nesta fase as ações recebem um número de processo e são distribuídos aos juízes relatores. Somente com a autuação dos processos é que será possível ter acesso à relação completa dos requeridos pelo MPE.

Confira a lista dos cinco suplentes que ingressaram com o requerimento no TRE

1.Requerente: Roosivelte Elias Ferreira Coelho - Requerido: Manoel Abílio Moimer Ribeiro, Benedito Cesarino Lara (PR/PP)

2. Requerente: Paulo Gonçalves Ferreira - Requerido: vereador de Mirrassol D´Oeste Lázaro Aparecido Dias (PP/PTB)

3. Requerente: Delair Teixeira - Requerido: Hemerson Carvalho Benvenuti

4. Requerente: Joel Carvalho dos Reis - Requeridos: Luciano Bortolini, Davina Inácio da Silva e Antônio Joaquim Gonçalves

5. Requerente: Adiderman Pacheco de Oliveira - Requeridos: vereadores de Itiquira Luciano Bortolini e Davian Inácio da

FONTE: Assessoria de Comunicação Social do TRE-MT