TSE INICIA FILMAGENS DA CAMPANHA DESTE ANO
O ministro José Néri da Silveira, presidente do Tribunal Superior Eleitoral afirmou, hoje (15), que a Justiça Eleitoral estará atenta e agirá com rigor para combater o uso da máquina administrativa e o abuso do poderpolítico nas eleições municipais deste ano. "A Justiça Eleitoral estará, acima de tudo, resguardando o direito da igualdade entre todos os candidatos", afirmou. O ministro José Néri da Silveira, fez a afirmação ao visitar, na manhã de hoje (15), os estúdios onde estão sendo rodados os filmetes que a Justiça Eleitoral levará ao ar, a partir de 31 de julho em todo o país, na campanha pelas eleiçõesmunicipais de 1° de outubro próximo. Para ele, os dois grandes desafios para o pleito deste ano são: a informatização eleitoral em 5.548 municípios e a possibilidade da reeleição dos atuais prefeitos. Em sua visita aos estúdios da GW Comunicação, no Lago Norte, o ministro Néri da Silveira além de conceder entrevista à imprensa, percorreu todo o cenário onde estão sendo rodados os 64 filmetes que serão exibidos em rede nacional detelevisão a partir de 3l de julho, no horário destinado à Justiça Eleitoral. Com um elenco integrado pelos atores Rogério Fróes, Roberto Bontempo, Gustavo Pereira ( o menino do comercial das sandálias Havaianas), Dudu Bartolo, Patrícia Marjorie e Eloisa Cunha, a campanha da Justiça Eleitoral deste ano terá adireção de cineastas premiados, entre estes: João de Castro, Érika Bauer, André Luiz de Oliveira e José Eduardo Belmonte. As filmagens começaram na última sexta-feira e se estenderão até junho próximo. Fugindo da estrutura das campanhas anteriores com um apresentador mostrando a urna eletrônica simulando uma votação, a campanha do TSE deste ano será em forma de novela em que as situações (dúvidas etc. dos eleitores) são vividos pelaspersonagens. Tudo se desenrola em torno de uma família de classe média onde o filho pequeno, a filha adolescente, o pai, a mãe, o avô e a empregada levam as mensagens da Justiça Eleitoral com humor, emoção e realismo, de modo educativo einteressante. Além dos filmetes a campanha deste ano envolverá, também, a produção de 63 spots para emissoras de rádio, confecção de 6 milhões de cartazes, folders e colas (folhetos para o eleitor anotar os números de seus candidatos). Também serão produzidos filmetes curtos com depoimentos de figuras expressivas da vida nacional sobre a importância do voto, da escolha dos candidatos e do exercício da cidadania.