Programa Brasil Eleitor mostra como foi o Plebiscito do Pará

Programa Brasil Eleitor mostra como foi o Plebiscito do Pará

O programa Brasil Eleitor que estreia neste fim de semana mostra como foi o Plebiscito do Pará. Mais de 3,5 milhões de eleitores dos 144 municípios paraenses foram às urnas no dia 11 de dezembro deste ano para opinar acerca do desmembramento do Estado para a criação de duas novas unidades da Federação: Tapajós e Carajás. A maioria dos votantes, mais de 66%, disse não à divisão do Estado, tanto para a criação de Tapajós quanto para a de Carajás.

Reportagem mostra as importantes lições que o Plebiscito do Pará deixou aos eleitores paraenses, que puderam se manifestar sobre assunto que lhes dizia respeito diretamente, exercendo sua cidadania por meio da consulta popular.
O resultado foi divulgado duas horas após o encerramento da votação, com mais de 70% das urnas apuradas. Não foram registrados problemas no que se refere à segurança e tudo transcorreu com tranquilidade.

Produzido sob supervisão da equipe de jornalismo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Brasil Eleitor desta semana estreia no sábado (24), às 8h, na TV Cultura, e vai ao ar também neste domingo (25), às 20h30, na TV Justiça.

Eleições 2012

O que será que os brasileiros esperam para 2012, ano de eleição municipal? A equipe do programa entrevistou eleitores nas ruas do país para descobrir quais as suas expectativas em relação à atuação das autoridades públicas e ao futuro do Brasil, no que tange à economia, à educação e à saúde, entre outros aspectos. A matéria também mostra que os eleitores sabem da importância do voto e da fiscalização para exigir avanços e melhorias dos políticos.

A importância do voto também é tema de outra reportagem, que revela o interesse de crianças sobre o processo eleitoral democrático. Uma escola pública da Região Administrativa de Samambaia-DF promoveu uma eleição na qual os candidatos eram personagens do folclore brasileiro. Durante dois meses e meio, os estudantes debateram em sala de aula assuntos ligados ao meio ambiente, o preconceito, a participação feminina e o acesso das pessoas com deficiência. Ao final do processo, os pequenos elegeram o presidente do folclore 2011.

Título de casada

O programa Brasil Eleitor também esclarece a pergunta: o que acontece com o título de uma eleitora quando ela casa e passa a adotar o sobrenome do marido? Para não ter problemas na hora de votar, a reportagem dá a dica: basta se dirigir a um cartório eleitoral portando a certidão de casamento e o RG para confecção de um novo título, agora com o nome de casada. A medida também vale para a mulher que se divorciou e voltou a usar o sobrenome de solteira.

Voto na urna eletrônica

Nesta edição, o quadro Blitz do Eleitor revela se a população de Joinville-SC se lembra em que ano votou na urna eletrônica pela primeira vez. A eleição no Brasil começou a ser informatizada em um terço dos Estados em 1996 e, em 2000, todo o eleitorado do país já pôde votar nas urnas eletrônicas.

E no quadro Cultura do Voto, o espectador poderá conferir uma homenagem do programa Brasil Eleitor a todos os eleitores do país, ao som de Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, executada pelo pianista Alan Gomes, na voz da cantora Jeanine Melo.

Alcance

O Brasil Eleitor é veiculado por 27 emissoras de televisão de todo o país, incluindo a TV Cultura e a TV Justiça. Os vídeos também podem ser assistidos na Agência de Notícias da Justiça Eleitoral e no canal oficial do TSE no YouTube, no endereço http://www.youtube.com/justicaeleitoral.

LC