Central de Atendimento Biométrico em Canoas completa 50 dias de funcionamento

A Central de Atendimento Biométrico (CAB) em Canoas, Rio Grande do Sul, completou ontem 50 dias de funcionamento. Até o momento, 48.781 dos cerca de 240 mil eleitores já se recadastraram. A chefe da CAB-Canoas, Cristina Vasconcellos, recomenda que as pessoas não deixem para fazer o recadastramento no final do prazo, porque a tendência é de um aumento considerável na demanda. "Isto significa filas e tempo perdido na espera pelo atendimento", alerta.

O recadastramento biométrico é obrigatório para os eleitores de Canoas. Quem não o fizer terá seu título cancelado e sofrerá todas as restrições cabíveis a quem não possui inscrição eleitoral regular. Além de não poder votar nas próximas eleições, não poderá, por exemplo, tirar passaporte, efetuar matrícula em instituições públicas de ensino, tomar posse em cargos públicos e renovar o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Para o atendimento, os eleitores devem comparecer à CAB-Canoas portando documento de identidade - exceto passaporte - e comprovante de residência. A Carteira Nacional de Habilitação não será aceita para a confecção do
primeiro título, caso em que os cidadãos do sexo masculino com 18 anos ou mais deverão apresentar, também, certificado de alistamento militar ou de reservista.

Nesta etapa do processo de implantação, no país, da identificação biométrica do eleitor, Canoas é o único município gaúcho contemplado. Os demais terão o recadastramento definido em períodos a serem divulgados
pelo Tribunal Superior Eleitoral após as Eleições Gerais de 2010.

Fonte: Assessoria de Comunicação do TRE-RS