Em Mato Grosso, estima-se que mais de 400 mil eleitores tenham de justificar a ausência nas urnas no dia 29 de outubro

Hoje é o último dia para quem não votou no segundo turno das eleições deste ano justificar a ausência perante à Justiça Eleitoral. No estado de Mato Grosso, 468.306 eleitores não compareceram às urnas no dia 29 de outubro. Em Cuiabá, maior colégio eleitoral do estado, o número de eleitores faltosos foi de 66.322. Em Várzea Grande foram 31.225 eleitores que não compareceram. Já em Rondonópolis, foram 23.576, em Sinop 15.576, Cáceres 14.109, Tangará da Serra 11.848 e Barra do Garças 10.546.

Somente na 51ª Zona Eleitoral de Cuiabá, que compreende cerca de 56 bairros da região do grande CPA e adjacências, além das localidades de Rio da Casca e Rio dos Peixes, 14.601 eleitores não votaram no segundo turno.

Como o voto é obrigatório, o eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral no dia da eleição poderá justificar a ausência no mesmo dia, por meio do preenchimento de formulário disponível nos postos de justificativas ou nos próprios cartórios. Caso o eleitor não justifique no dia da eleição, a legislação eleitoral ainda dá o prazo de 60 dias após o pleito para apresentar o requerimento de justificativa dirigido ao juiz da zona eleitoral a qual pertença. No requerimento o eleitora deverá anexar o documento que comprove os motivos da ausência.

Além do pagamento de multa, as penalidades para quem não votou e nem justificou a ausência nas eleições incluem a impossibilidade do eleitor se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, e nem assumir tal cargo ou função. Também, ele não poderá obter passaporte, carteira de identidade, CPF ou renovar matricula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalização do governo, além de outras penalidades previstas pela legislação eleitoral.

O horário de atendimento nos Cartórios Eleitorais e Centrais de Atendimento ao Eleitor é das 12h às 18h.

FONTE: Assessoria de Comunicação Social do TRE de Mato Grosso