ELEITORES APROVAM CAMPANHA DE ESCLARECIMENTO DO TSE

Brasília, 23/12/2002- Pesquisa encomendada ao Instituto Vox Populi, pela Rede Minas, responsável pela geração da propaganda gratuita durante as eleições 2002, revela que a maioria dos eleitores entrevistados considerou boas ou ótimas as informaçõesprestadas pelo Tribunal Superior Eleitoral durante a campanha política no rádio e na televisão.<!#E#>A pesquisa indagou se os eleitores aprovaram as propagandas institucionais do TSE que trataram principalmente sobre a segurança das urnas eletrônicas, os comerciais que alertavam ser a boca de urna e a compra do voto ilegais e também que a JustiçaEleitoral iria punir com rigor as pessoas que tentassem manipular o voto. <!#E#>Mais de 70 % por cento dos entrevistados responderam que se lembravam dessas propagandas e gostaram de sua veiculação pela mídia.<!#E#>Eles também avaliaram de forma positiva os comerciais do TSE sobre tratavam da justificativa eleitoral, as informações a respeito do horário de votação, as explicações sobre ser preciso votar em dois nomes para senador, e ainda a recomendação paralevaranotados os números dos candidatos.<!#E#>Mas de 79% dos entrevistados em todos os estados consideraram que as propagandas da Justiça Eleitoral facilitaram muito na hora de votar.<!#E#>Mais de 60 % disseram lembrar-se também do comercial sobre o voto consciente,no qual um ator dizia que a cidadania não pode ser apenas uma palavra e sim uma atitude, e terminava lembrando ao eleitor para levar cola.<!#E#>Os comerciais do TSE que alertavam às pessoas que tinham solicitado título de eleitor para que comparecessem ao posto eleitoral para buscar o documento, a propaganda do voto impresso (uma tela onde se poderia conferir o voto na impressora acoplada aurna eletrônica), e a sobre a hora e o local do segundo turno foram bem avaliados pela maioria dos entrevistados na pesquisa.<!#E#>Mais de 70 % consideraram a campanha institucional do Tribunal deste ano melhor do que a realizada pelo órgão nas eleições gerais de 1998. Na opinião dos entrevistados, a campanha deste ano ajudou mais a saber o que fazer na hora de votar.<!#E#>Para a maior parte das pessoas ouvidas pela pesquisa, a televisão ideal deveria ter os seguintes tipos de programas por ordem de preferência: jornalismo, filmes, esportes, novelas, documentários, programas educativos, humorismo e musicais. <!#E#> <!#E#><!#E#> <!#E#>